HISTÓRIA

A HISTÓRIA DO MIRANTE CULTURAL

O Mirante Cultural nasceu através do Grupo Sensu, um grupo musical missionário. O Grupo Sensu era composto por Rafael e Carolina Ferreira, Marcelo Peresclevicius, Thais Braga, Pedro Alecrim, Mariana Garcia, Priscila  Ferreira e Débora Lopes. O Grupo Sensu começou suas cantorias em 2010 e teve cerca de três anos de muita composição. A maioria das ações do grupo aconteciam nas praças e calçadas de São Paulo. Durante esses três anos de atuação, foram mais de 30 composições autorais e dezenas de saídas pela cidade. Foi um momento de grande entusiasmo e euforia de jovens que tinham o real desejo de falar de Jesus através da música. Uma das principais integrantes do grupo era a nossa Kombi, a Caracol. Nascida em 1974, Bege, Corujinha e com mais de 20 mil léguas nas rodovias, a Caracol se tornou o xodó do grupo. Toda vez que tinha apresentação ou evangelização, a Caracol estava lá. Na maioria das vezes ela quebrava no meio do caminho, mas sempre tínhamos arames e uma chave de fenda no porta-malas, o que era suficiente para consertar quase tudo nela. 
Em 2012, fizemos uma apresentação na feira de rua da Vila Mirante. Foi lá que conhecemos o pessoal da Associação O Caminho, um grupo que atua com futebol e outras atividades no bairro. Através desta parceria iniciamos aulas de RAP e leitura para as crianças desta comunidade. Foram quase dois anos com o Grupo Sensu atuando aos sábados com as crianças deste projeto. Aos poucos o Grupo Sensu foi diminuindo e os integrantes mudando suas prioridades. Este grupo foi usado por Deus para abrir um caminho para aquilo que se tornaria o Mirante Cultural. 
O Mirante Cultural nasce com o envio do casal Rafael e Carolina para a Vila Mirante. Este envio ocorreu através  da Comunidade Presbiteriana Villa Lobos, a igreja mãe deste projeto. A ação missionária, portanto, nasce de uma Igreja, que pela fé, envia missionários para este campo, crendo no avanço do Reino de Deus naquela região.

A partir daí muitas coisas aconteceram, curso de violão, sarau nas praças, projeto de Graffiti, grupo de discipulado de adolescentes, e outras ações culturais. Sempre tivemos no coração  o desejo de atuar nas áreas de arte e cultura. Cremos que Deus nos deu um mandato de atuar na cultura, influenciando as áreas da vida com a perspectiva bíblica. 

Em pouco tempo o projeto cresceu, Eduardo Carvalho, André Ryuji e Caroline Nascindin adentraram ao grupo que logo se chamou de Mirante Cultural. Continuamos atuando em parceria com a Associação O Caminho. Esta parceria também foi grandemente usada por Deus para abrir o caminho daquilo que seria o Mirante Cultural. 
Em 2016 decidimos crescer. Saímos pela vila procurando algum local para alugar, uma casa ou salão, um lugar para chamar de Lar. Foi então que recebemos um presente de Deus. O Marquinhos, um antigo morador da vila, e irmão na fé, nos ofereceu a sua oficina de serralheria. Marquinhos atuava com alcoólatras no bairro e tem um testemunho de grande transformação nessa área. Nós ficamos muito felizes com a oferta, e então iniciamos campanhas de arrecadação para a construção do centro de cultura cristão na Vila Mirante.
Neste momento recebemos mais uma ajuda de peso, Flávio Meira, um construtor e irmão na fé se juntou ao barco. O Flávio somou forças com a Carol e juntos pensaram no projeto do Mirante Cultural. Foram quase dois anos de campanhas, jantares, bazares e diversas ações para captar o recurso necessário para a construção do Mirante Cultural. Nesse ínterim, a Fernanda Machado entrou para equipe com um projeto missionário voltado para área de orientação profissional.

Mesmo no meio da construção, não cessamos nossas atividades, passamos a atuar dentro de duas escolas da região, a Escola Estadual Lacerda e a EMEI da Vila Mirante.

No dia 28 de Julho de 2018 fizemos a inauguração do Mirante Cultural, um projeto social cristão. Foi um dia memorável, uma grande festa! Pudemos ver o Senhor construindo essa história, e apesar de nós, fazendo coisas lindas na Vila Mirante.
Em 2018 e 2019 atendemos mais de 300 pessoas por semestre. Foram cerca de 30 projetos executados, consolidação de partes formais do Mirante Cultural e ampliação da atuação cultural em várias áreas de arte e cultura. Recebemos mais três pessoas, Marcos Vinicius, Ana Carolina e a Anette Nozomi.

Podemos dizer que o Mirante Cultural havia crescido, que havíamos plantado um projeto social evangélico na Vila Mirante. Podemos ver com nossos próprios olhos pessoas sendo transformadas. 


Mesmo em meio a pandemia, o projeto seguiu lutando para permanecer atuante. Leandro Rodrigues, Diego Tadeu, Deise Lima,  Thiago Coqueiro, Juliana Andrade e Glória Branco entraram para o time do Mirante Cultural entre 2020 e 2021. 


Hoje, em 2022, o Mirante Cultural permanece firme, com a graça de Deus. Superamos os desafios impostos pela pandemia, com a graça de Deus, e seguimos levando o evangelho de Jesus Cristo através da arte, cultura e educação.

SOMOS CASA DE GENTE DE FÉ, SOMOS CENTRO

DE ARTE E CULTURA, SOMOS DO CAMINHO.

FAMÍLIA MISSIONÁRIA

Rafael, Carolina, Pedro e Lucas

Essa família missionária tem se dedicado desde 2014 no trabalho do Senhor. Rafael é graduado em Pedagogia, seminarista no JMC e diversas formações em música. Carolina estudou Engenharia, faz o curso CFM da APMT e tem diversas formações em música. Cremos que o evangelho é o único poder de Deus para a salvação do homem.


Deus conduza toda a nossa família neste trabalho do Reino.

Projeto social cristão
Share by: